Os peixes de fundo são os peixes mais negligenciados pelos aquaristas, principalmente quando iniciantes, pois a grande maioria acredita que a função desses animais nos aquários é a de atuar como lixeiros.

Embora muitas espécies de peixes de fundo sejam, de fato, detritívoras e se alimentem de material orgânico encontrado no substrato do ambiente onde vivem naturalmente, não podemos fazer generalizações e também temos que considerar que nosso aquário não é o ambiente natural onde o peixe poderia tentar buscar o que precisa para se alimentar melhor. Outro aspecto que devemos considerar é que os peixes de fundo apresentam dietas e hábitos muito distintos, e que abrangem uma grande variedade de hábitos alimentares, porque compreendem desde animais carnívoros até herbívoros.

Como a Categoria Carnívoros da Poytara já conta com um alimento específico para peixes carnívoros de fundo, nosso objetivo com a Poytara Peixes de Fundo é atender à exigência nutricional de onívoros e herbívoros como: botias, labeos, dojos, loricarideos e corydoras, além de bagrinhos e até mesmo alguns invertebrados, como camarões. Resumidamente, este alimento serve para peixes de hábitos alimentares distintos, mas que vivem na parte inferior da coluna de água, e para produzir um alimento destinado exclusivamente a esses peixes, optamos pelo processo de extrusão e formatamos grânulos consistentes e concentrados, de alta densidade, e excelentes palatabilidade e digestibilidade.

Mas, como informamos anteriormente, peixes de fundo possuem diversos hábitos alimentares e, por isso, recomendamos que os aquaristas identifiquem o habito alimentar de seus espécimes para escolher quais dos nossos produtos usar. O cascudo Zebra, por exemplo, é extremamente carnívoro, logo, o alimento mais adequado para ele seria a Poytara Carnívoros de Fundo. Botias e labeos são onívoros. Algumas corydoras podem ser alimentadas com Poytara Peixes de Fundo e outras com Poytara Carnívoros de Fundo, portanto, intercalar os dois alimentos também pode ser interessante.

E, como cascudos em geral, independentemente do habito alimentar, mas por seu comportamento de raspar a boca ventosa em pedras ou troncos, seja em busca de nutrientes obtidos nas algas ou de pequenos invertebrados que se utilizam desse substrato, ingerem uma grande quantidade de fibras, também formulamos um novo alimento - Poytara Habitat, que possui teor mais elevado de fibras para assegurar que esses espécimes tenham preservada sua motilidade gastrointestinal e, assim, garantir seu bem estar.

Agora que você já conhece nossa Categoria Peixes de Fundo, aproveite-a e observe o bem estar que proporcionará aos seus peixes!